terça-feira, 23 de abril de 2013

BORNIER, HÁ MIL LÉGUAS DE DISTÂNCIA DE JAIME LENNER

Carlos Gilberto Triel

Nelson Bornier perde horas atendendo dezenas de vereadores que já vieram ao mundo sem nenhum senso das proporções e que, inconformados por ainda não terem sido atendidos em suas reivindicações de cargos e nomeações não largam do seu pé.

Vereador não tem nada que ir ao prefeito, ele é o fiscal, quem tem que ir a Câmara é o próprio prefeito e, isso quando for convocado para dar explicações sobre atos de seu governo, fora disso é desvio de conduta.

A continuar perdendo tempo com essa turma, daqui a pouco  enlouquece e, não conseguirá governar-se a si mesmo. Ou traz a sociedade como um todo para o seu lado, motivando-a dizer o que quer ou governará refém da mediocridade.

O ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, premiado pela ONU já em 1990 como o responsável da transformação da cidade de Curitiba como a capital verde do Brasil, dizia que ninguém segura uma população motivada.

E essa monção não foi coisa de Câmara de Vereadores paparicando empresariado ou patrocinador que bancou a eleição do autor da homenagem, não. Foi o prêmio máximo do Meio ambiente ao homem que esteve à frente do seu tempo.

E o resultado é que Curitiba tem o maior índice de área verde por habitante: 52 m2* (segundo a Organização Mundial de Saúde, quando o mínimo recomendado é 12 m2).

Mas nem sempre foi assim. Em 1971, a cidade contabilizava míseros 0,5 m2 por habitante e a população era três vezes menor do que os atuais 1,8 milhão de moradores.

Os vereadores têm importância até a página 1, e assim como Jaime Lenner que viu o obvio, incentive com fórmulas simples a população irrigar árvores plantadas pelas ruas, aí ela mesma espantará os que estão a lhe impingir seus interesses pessoais. 

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pedro Hermes Santos: Amigo, sou otimista...mas quem fez quase nada em 32 de profissão político...

    Carlos Gilberto Triel: Ele amadureceu, não é bobo. Sabe que a hora é agora, seu prazo de validade é o seu cronograma e, creio que não perderá sua derradeira oportunidade. Vamos torcer...Novamente. Fique na paz, com Deus e Maria.

    Pedro Hermes Santos: Deus te ouça. Aqui Km 32 temos a 25 anos da ultima conservação de nossas ruas de terra com esgoto a céu aberto. Situação: INTRANSITÁVEL. Saúde PSF fechado a semanas por curto elétrico...

    ResponderExcluir