quinta-feira, 18 de abril de 2013

E AÍ, VAI ENCARAR?

Carlos Gilberto Triel

O jornalista Augusto Neves da revista Veja diz que o governador gaúcho Tarso Genro deve evitar viajar para Nova York. Vá que em seus passeios em alguma esquina de Manhattan dê de cara com o pugilista cubano Guilhermo Ringodeaux ?

Para quem não sabe, Guilhermo foi preso em 2007 junto com o também pugilista  Erislandy Lara no alojamento dos atletas cubanos que participavam dos Jogos Panamericanos do Rio, quando tentavam fugir para a Alemanha.

Augusto Neves chama Tarso Genro, então ministro da Justiça, de capitão-do-mato a serviço de Fidel Castro e, diz que os cubanos foram capturados pela Polícia Federal e devolvidos à ilha-presídio e, a bordo dum avião militar venezuelano.

Na entrevista o ministro teve a desfaçatez de dizer que os pugilistas quiseram voltar a Cuba por livre e espontânea vontade. O que foi desmentido com os fatos que Augusto Nunes relata em seu artigo dessa semana na revista.

E que três anos depois da deportação dos pugilistas insatisfeitos com o regime cubano, o mesmo Tarso impediu a extradição do terrorista Cesare Battisti, condenado a prisão perpétua na Itália acusado de matar quatro pessoas “inimigas “ do proletariado.

O tempo passou e, em 2009 eles conseguiram finalmente fugir de Cuba para a Alemanha e, no último domingo, agora em Nova York,  Guilhermo Ringodeaux venceu por pontos o filipino Nonito Donaire por pontos, coroando de vez sua carreira aos 32 anos.

Tudo isso nos remete a seguinte conclusão: militantes partidários que estão acusar adversários políticos deveriam arrefecer os ânimos. Quem não tem estômago para coisas assim, está no lugar errado e, mais cedo ou mais tarde, o caráter o conduz à pular fora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário