sexta-feira, 19 de abril de 2013

A CORTE E A PROVÍNCIA

Carlos Gilberto Triel

Aqui em Nova Iguaçu, debates sobre Mobilidade Urbana e Café Comunitário são reuniões que não refletem especificamente as necessidades proeminentes da população e, muito menos definem ação imediata.

Enquanto a prefeitura e a Câmara de Nova Iguaçu se limitam ao Facebook e a encontros dispersos com autoridades locais, algumas cidades brasileiras com ajuda da Internet desenvolvem projetos para aproximar o povo do governo.  

A Prefeitura do Rio começou a aceitar em 2012 denúncias e reclamações via web e, desenvolveu de forma dinâmica um serviço próprio de captação de sugestões dos cidadãos sobre sua cidade, o 1746.

O portal carioca atende 1,8 mil tipos de serviço diferentes, desde informação, reclamação e serviço. Além do site, um aplicativo para dispositivos com sistema iOS e Android, para que os cidadãos enviem reclamações e sugestões pelo celular.

Pedro Paulo Teixeira, secretário-chefe da Casa Civil diz que: "O prazo de atendimento pode ser reduzido porque pagamos bônus aos servidores se eles cumprirem a ação antes do tempo estipulado".

No Rio nos planos da prefeitura, está a expansão do projeto, atualmente a taxa de resolução de demandas enviadas pelo 1746 ainda neste ano de 2013 é de 82% .

O objetivo é criar abaixo-assinados ou votações via aplicativos para compreender as necessidades prioritárias de investimento em bairros. "Seriam pílulas de consulta popular via app." 

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