Aqui em Nova Iguaçu, debates sobre Mobilidade Urbana e Café Comunitário são reuniões que não refletem especificamente as necessidades proeminentes da população e, muito menos definem ação imediata.
Enquanto
a prefeitura e a Câmara de Nova Iguaçu se limitam ao Facebook e a encontros
dispersos com autoridades locais, algumas cidades brasileiras com ajuda da Internet
desenvolvem projetos para aproximar o povo do governo.
A
Prefeitura do Rio começou a aceitar em 2012 denúncias e reclamações via web e, desenvolveu
de forma dinâmica um serviço próprio de captação de sugestões dos cidadãos
sobre sua cidade, o 1746.
O
portal carioca atende 1,8 mil tipos de serviço diferentes, desde informação,
reclamação e serviço. Além do site, um aplicativo para dispositivos com sistema
iOS e Android, para que os cidadãos enviem reclamações e sugestões pelo
celular.
Pedro
Paulo Teixeira, secretário-chefe da Casa Civil diz que: "O prazo de
atendimento pode ser reduzido porque pagamos bônus aos servidores se eles
cumprirem a ação antes do tempo estipulado".
No
Rio nos planos da prefeitura, está a expansão do projeto, atualmente a taxa de
resolução de demandas enviadas pelo 1746 ainda neste ano de 2013 é de 82% .
O
objetivo é criar abaixo-assinados ou votações via aplicativos para compreender
as necessidades prioritárias de investimento em bairros. "Seriam pílulas
de consulta popular via app."
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