quinta-feira, 11 de abril de 2013

ANTÔNIO FERREIRA, O MESTRE BULL


A psicóloga Flávia Azevedo escreveu no Jornal Okei Notícias sobre a situação em que vive um dos grandes nomes da cultura popular da nossa região, o Antônio Ferreira, conhecido como Mestre Butt, o mais antigo e o primeiro a trazer a capoeira aqui para Nova Iguaçu.

Diz que ele dedicou toda sua vida na educação e na recuperação de jovens através da capoeira e, que não existe um só praticante dessa arte que nunca tenha ouvido falar do Mestre Butt. E que mesmo idoso, anda tem a vontade de preparar cidadãos com o seu trabalho.

Flávia cita dois renomados mestres de capoeira do Brasil, Mestre Bimba e Mestre Pastinha que esquecidos pelo poder público, morreram abandonados, sem nenhuma fonte de renda que assegurassem um mínimo de dignidade.

E pede que a história de certa forma não se repita, e que os formadores de opinião abram espaços em seus veículos reconhecendo a importância do Mestre Butt e a Câmara de Vereadores não mais ignore suas monções de aplausos a esse grande nome da capoeira em Nova Iguaçu. 

Taí uma interessante matéria para o Alberto Aquino que escreve sobre Cultura no Jornal Extra.

2 comentários:

  1. Conheci o trabalho dele eu inda era bem menina e realmente em Nova Iguaçu não existe outro nome dentro da Cultura Arte Capoeira que não seja Mestre Butt em termos de história e Tradição. Não entendo o que faz as secretarias de esporte e lazer que não toma uma providência, a Câmara de vereadores, Prefeitura que estão colaborando para a história do município de Nova Iguaçu morrer a mingua. Onde estão os projetos municipais? Como pode alguém como Mestre But na está desenvolvendo um trabalho?
    Acho que os cidadãos de bem e a imprensa tinham que publicar esse tipo de situação, porque depois que ele morrer não adianta fazer homenagem não. O Brasil deve muito a cultura negra e paga assim. Alô Políticos cadê vocês que gostam de aparecer? Lei pra Balão sem Fogo querem aprovar né?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir