domingo, 28 de abril de 2013

A PROCURA DO BOM PASTOR

Carlos Gilberto Triel

Dias desses um caso passional abalou uma comunidade evangélica em Queimados. Um homem foi esfaqueado pelo irmão da fé e, como diz a letra da musica, a dor daquela gente não saiu nos jornais.

Cada vez mais ensinam menos o propósito das palavras de Jesus. Irmãos se reúnem para falar dum de Deus de vitória, daquele que vem para esmagar a cabeça do inimigo. E como Deus não se presta a isso, o barraco desabou.

Meia dúzia de personalidades, figurinhas fáceis na TV dizem que em nome de Deus milagres acontecem. Talvez, muito mais, um talvez; pois o que se vê nas atitudes dos empresários dessas seitas passa distante do amor e da caridade simples de Jesus.

Ainda ressoa a entrevista do Malafaia à Marilia Gabriela, de que ninguém é otário para seguir a mesma igreja 30 anos se não estivesse recebendo a prosperidade divina, seja em bens materiais, na vitória sobre o capeta ou no milagre da saúde.

Mas, perguntem aos lideres dessas grandes organizações se oferecem planos de saúde para eles, seus bispos e pastores, ou se os seus dependentes não estão amparados pelo que há de melhor em termos de medicina de ponta?

Caso afirmativo, a pergunta é simples: Por que o Deus do Milagre por si só não basta em vez de um plano de previdência de Saúde para si e para os membros da cúpula eclesiástica?

Por que recorrer à medicina dos homens se Deus opera milagres de montão? Ou mesmo por que não estender os Planos de Saúde privado aos irmãos que não conseguem sequer ser atendidos na rede pública?

Num Brasil que se curva a verdades discutíveis, seja no sacro e no profano, ora duma igreja cada vez mais voraz nas planilhas de custos para se operar milagres, ora por uma mídia obsidiada por verbas estatais para que escândalos sejam abafados...

Joaquim Barbosa está aí a fazer à diferença. Há pessoas que é uma unanimidade pelos sábios, mesmo na compreensão um tanto quanto distinta, mas todos duma forma ou outra por mais que discorde do ministro não ousam sequer encará-lo.  

Até opositores loquazes não disfarçam o constrangimento ante sua presença. Os que conduzem o povo a negar o que os olhos veem e enxergam; se esmorecem porque no fundo de suas almas sabem que estão diante dum homem integro.

A crença medieval de que o culpado de todas as mazelas é o velho e pobre diabo e estamos conversados, já deu o que tinha que dar.

Quem nos dera ouvir um dia, o veredito dum Joaquim Barbosa no STF sobre esse Deus laranja que estão a vender nos botecos da fé.

Um comentário: