sexta-feira, 26 de julho de 2013

OS ARAUTOS DO BORNIER

Carlos Gilberto Triel

A Assessoria de Comunicação Social de Nova Iguaçu tem como objetivo divulgar as ações do governo à população através dos veículos especializados e, por priorizar a grande imprensa acaba não fazendo direito o dever de casa.

É importante lembrar que a coisa começou a mudar há uns 8 anos nos EUA. O New York Times mesmo com toda banca de 1 milhão e meio de exemplares no domingo e 1 milhão em dias de semana não é nem de longe o outrora poderoso formador de opinião pública.

Em compensação, jornalistas de blogs distribuindo simplesmente seus artigos seja pela rede social ou mesmo na santa terrinha podem alcançar significativa audiência pelo conhecimento da região objeto das publicações.

Aqui mesmo em Nova Iguaçu, o jornal O Dia fechou suas portas pela disparidade dos custos bem acima dos benefícios. Pautar os bastidores políticos através dos jornalistas locais é ter uma gama de correspondentes qualificados a custo zero.

Com a diversidade do entretenimento, da notícia acentua-se  cada vez mais a importância dos jornais de interior, das páginas da web e até do modesto rádio e, nesse ponto que o jornalismo de registro é ultrapassado pela análise do fato.

Mas a burocracia da comunicação social, mãe do mau funcionamento da imagem do prefeito, não quer saber disso. Insiste na promoção das ações da prefeitura pela qualificação teórica que se tem da grande mídia, independente daquilo que é realidade.

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