terça-feira, 11 de novembro de 2014

DE CADA DEZ BRASILEIROS, TRÊS VOTARAM NA DILMA E DOIS VOTARAM NO AÉCIO. E OS OUTROS CINCO?

Por Alex Sandro Aragão Santos

É comum, algum tempo depois de uma eleição, amigos se encontrarem para, juntos, falarem mal do governo que foi eleito. 

E geralmente ninguém admite que votou nele. Seja o prefeito, o governador ou o presidente, a impressão que fica é que um dos dois está mentindo, ajudou a elegê-lo porém, passado algum tempo, passou a sentir vergonha de admitir. 

Será que é isto mesmo, alguém está mentindo, ou não foi a maioria quem elegeu o governante?

Fui atrás da resposta analisando as estatísticas de votação para presidente no segundo turno na cidade de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil. 

Mas fiz esta análise considerando não apenas o total de eleitores, mas sim o total de brasileiros, afinal, conforme já argumentei na última coluna, a presidente reeleita terá que governar para todos, sejam eleitores ou não.

A primeira conclusão foi que, em relação ao total da população, a quantidade de votos brancos e nulos é mínima. 

A nível nacional, em cada CEM brasileiros apenas UM votou em branco e TRÊS anularam o seu voto. No estado do Rio e em Nova Iguaçu as proporções foram iguais entre si: para cada CEM, DOIS votaram em branco e SEIS anularam seus votos.

Analisando as estatísticas em Nova Iguaçu: a cidade tem 806.177 habitantes, segundo o IBGE. Assim, a cada grupo de DEZ moradores de Nova Iguaçu temos que três (232.463) não são eleitores, dois (123.581) são eleitores mas não compareceram para votar, três (245.528) votaram na Dilma e dois (138.904) votaram em Aécio.

Abrindo o leque para o Estado do Rio de Janeiro: somos 16.461.173 habitantes, e a cada grupo de DEZ moradores temos que três (4.326.212) não são eleitores, dois (2.713.771) são eleitores mas não compareceram para votar, três (4.488.183) votaram na Dilma e dois (3.681.088) votaram em Aécio.

Finalmente, levando-se em consideração a totalização nacional, segundo o IBGE o Brasil tem 202.768.562, e a cada DEZ moradores temos que três (59.946.516) não são eleitores, dois (30.137.479) são eleitores mas não compareceram para votar, três (54.501.118) votaram na Dilma e dois (51.041.155) votaram em Aécio.

Reparem que os números absolutos são diferentes, mas a proporção, em qualquer uma das três esferas, é a mesma: de cada DEZ pessoas, TRÊS NÃO SÃO eleitores, DOIS se abstiveram de comparecer, TRÊS votaram na presidente reeleita e DOIS votaram no candidato de oposição.

Conclusão: seja em Nova Iguaçu, no Estado do Rio ou no Brasil, apesar de ter sido eleita, a presidente Dilma NÃO foi votada por SETE em cada DEZ pessoas, assim como Aécio Neves NÃO foi votado por OITO em cada DEZ.

Por que apresento estes números? 

Porque a chamada “Reforma Política” é um dos temas mais discutidos no atual Congresso, e com certeza será mais ainda quando os novos parlamentares tomarem posse, e não vejo nas atuais propostas nenhuma que ajude a diminuir esta sensação de falta de representatividade que temos em relação aos nossos governantes, que, sem uma base popular forte, têm que se sujeitar ao “jogo político” que todos conhecemos.

Alex Sandro Aragão Santos é Consultor Legislativo, palestrante e servidor da Câmara Municipal de Nova Iguaçu.
Facebook: alex aragão
E-mail: aragaoalexsandro@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário