quinta-feira, 27 de novembro de 2014

DUQUE DE CAXIAS TEM NOVO CRITÉRIO PARA ESCOLHA DE VAGAS EM ESCOLAS

A partir de recomendação* expedida pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Núcleo Duque de Caxias, o município alterou o critério para escolha das vagas na rede de educação infantil. 

A partir de agora, o critério para a realização de matrícula nas diversas creches e escolas da cidade será o sorteio.

A promotora de Justiça Elayne Christina da Silva Rodrigues, que expediu a recomendação, explica que a medida foi tomada porque o município usava como critério o de “proximidade da residência com a unidade escolar”. 

Na recomendação, ela ressalta que tal parâmetro, então estabelecido pela Portaria nº 38/GS/SME/2014, viola o princípio constitucional da isonomia e da acessibilidade ao ensino público.

“A localização da moradia do aluno privilegia aquele que reside próximo à unidade escolar, em detrimento de outro, em igual situação educacional, que resida por qualquer motivo, em local mais distante”, destaca o documento.

Para a promotora, o critério de sorteio ainda não é o ideal, mas ao menos viabiliza a isonomia e a igualdade entre os candidatos à vaga.


* Recomendação é uma medida jurídica extrajudicial prevista na Lei da Ação Civil Pública e tem como objetivo resolver problemas que afetem direitos coletivos sem a necessidade de se acionar a Justiça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário