quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PREFEITURA PAGAVA AO JORNAL PARA FRAUDAR DATA DE LICITAÇÃO

O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro, com o apoio da Polícia Federal e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MPRJ, cumpriu, na manhã desta terça-feira (18/11), três mandados de busca e apreensão nas sedes da Prefeitura de Mangaratiba e do Jornal Povo, em Vila Isabel e no Centro do Rio.

A operação é resultado de uma ação cautelar da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Angra dos Reis, que apura fraudes em contratações realizadas pela Prefeitura nos anos de 2011 e 2012.

Já foram apreendidas todas as edições do jornal Povo no período da investigação e ainda estão sendo obtidos documentos referentes a centenas de licitações na Prefeitura de Mangaratiba, que se encontra interditada para a operação.

O material servirá de base para ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Mangaratiba, Evandro Bertino Jorge, secretários e servidores municipais. O procurador-geral do Município, Leonel Silva Bertino Algebaile, acompanha a ação.

De acordo com o promotor Alexander Véras Vieira, que ajuizou a ação cautelar, estão sendo analisados cerca de 40 contratos, no valor estimado de R$ 60 milhões, para a aquisição de variados produtos, como cestas básicas e merenda escolar, e para a execução de obras.

Há indícios de que as contratações eram realizadas sem licitação e sem a garantia de que os serviços seriam executados. O fato é alvo de investigação da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Angra dos Reis, que se encontra sob sigilo.   

Ainda de acordo com o MP, a Prefeitura de Mangaratiba pagava ao jornal Povo para que alterasse a matriz dos jornais que já haviam circulado e inserisse editais de convocação e os resultados das licitações fraudadas, sem que a informação tivesse sido realmente publicada.

As edições alteradas eram guardadas na sede do jornal e na Prefeitura e serviam para respaldar os contratos irregulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário