sexta-feira, 13 de setembro de 2013

NOVA IGUAÇU REALIZARÁ EXAMES DE SÍFILIS E HIV COM RESULTADOS NA HORA

Por Michele Victer

A partir do próximo mês a Secretaria Municipal de Saúde passará a realizar exames de sífilis e HIV em todos os 58 postos de saúde municipais e o resultado sairá em menos de 20 minutos. 

Atualmente, a coleta de sangue é feita somente no Centro de Saúde Vasco Barcellos, no Centro de Nova Iguaçu, e os exames são enviados a laboratórios conveniados que levam até 30 dias para a entrega dos resultados. 

A mudança irá agilizar a realização dos testes, feitos a partir da coleta de apenas uma gota de sangue.

“A agilidade no resultado será fundamental para que o paciente inicie o quanto antes o tratamento. Caso o resultado do paciente seja positivo ele será encaminhado para realização de um novo exame para confirmação feito através de uma nova coleta de sangue. 

A medida também irá permitir a prevenção à sífilis congênita, por exemplo, que é transmitida da mãe para o bebê ainda durante a gravidez. 

Nosso objetivo é oferecer qualidade no atendimento, sempre mais próximo dos pacientes", explica o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

A capacitação dos profissionais de saúde para realização dos testes rápidos de sífilis e HIV começou no último dia 11. O curso é uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde e está sendo aplicado pelo coordenador da área técnica de DST/Aids, do Ministério da Saúde, Edvaldo Luiz Santos, aos médicos e enfermeiros que atuam no Hospital Geral de Nova Iguaçu, na rede de Atenção Básica, nas Unidades Mistas de Saúde e na Saúde Mental.  

Ao todo, cerca de 200 profissionais participam da capacitação, que oferecerá também treinamento para realização de testes rápidos de hepatite. 

O curso terá duração de uma semana. O município recebeu no mês passado 12 mil kits de testes para sífilis e HIV que já estão sendo distribuídos aos 58 postos de saúde da rede municipal. 

A descentralização da coleta permitirá que o paciente procure o posto de saúde mais próximo de sua casa, evitando grandes deslocamentos.

De acordo com o Ministério da Saúde os testes para exames da hepatite chegarão até dezembro deste ano ao município, que também passará a realizá-los em todos os postos de saúde a partir de janeiro de 2013.
SOBRE A SÍFILIS


A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por um microorganismo, chamado Treponema pallidum. Embora tenha cura, ela pode aumentar em até cinco vezes as chances de transmissão do vírus da Aids (HIV) e em gestantes, pode provocar graves problemas na saúde do feto. 

O tratamento é feito à base de antibióticos e oferecido gratuitamente na rede pública de saúde.  


Michele Victer é jornalista, Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário