sexta-feira, 30 de agosto de 2013

EXCEÇÕES HONROSAS NA MEDICINA

Por Hélida Mascarenhas Guarani-Kaiowá

"A população ainda chama as Unidades Básicas de Saúde de "postinho", mas que um profissional de Saúde assim o faça também, é colocar no pejorativo.

Não existem "postinhos" no desenho do Sistema Único de Saúde. Sim, infelizmente, muitos médicos já entram de costas nos ambulatórios do SUS.

Alguns cumprem as cotas preconizadas de atendimento, isto é, geralmente se recomenda que, na assistência ambulatorial devam ser atendidos 12 (doze) pacientes no máximo, em jornada de 4 (quatro) horas, respeitadas as limitações em números menores, conforme as especialidades (demanda por complexidade dos casos).

A jornada de trabalho, entretanto, não é de quatro horas em nenhum contrato. É de um dia inteiro, dois turnos, portanto.

Quase nenhum profissional a cumpre, mas existem exceções, e eu mesma, como Diretora de Policlínica que fui, tive no quadro de funcionários um clínico que se desdobrava, pois atendia TAMBÉM alguns pacientes do HIPERDIA (Programa de Hipertensão e Diabetes).

Embora fosse médico concursado, daquela prefeitura, não fosse sua atribuição esse atendimento e percebesse salário muito menor do que a profissional "cooperada" contratada para o HIPERDIA, que, justamente, atendia cota menor do que a preconizada, em horário menor do que o de seu contrato.

Mas o clínico atendia os pacientes e ele o fazia por humanidade.

Sim, existem as exceções honrosas na categoria. Mas se me perguntarem porque existe este (des)comportamento, eu lhe direi que o problema é a anuência da gestão (poderes mais do alto do que um/a simples diretor/a técnico/a)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário