sexta-feira, 17 de maio de 2013

O QUE SE FAZ ECOA ATÉ OS TRIBUNAIS

Carlos Gilberto Triel

Uma das falas marcantes do filme, o Gladiador, é quando o general Máximus Décimus (Russel Crowel) diz aos soldados que se por acaso sentirem que estão leves, correndo entre os verdes pastos é porque estão mortos.

Mas, a melhor frase do filme é quando o General diz para os soldados antes da luta: “O que você faz ecoa pela eternidade”. Todos andam, então, impedir alguém de andar está errado. Todos sentem dor, então, não se pode afrontar a dor.

Há um valor que nos norteia. Humberto Eco chama isso de ética universal, aquela voz interior que dita para todos os seres que habitam esse mundo o que deve e o que não deve ser feito. Como ignorar o que é comum a todos?

Pois é, mas Bornier e os seus vereadores estão solenemente alheios ao que dizem seus travesseiros e ao berreiro dos professores. Seguem, como se não houvesse o dia seguinte, e pensam que tudo isso não desperta à ação de outros poderes da república.

Agora mesmo o prefeito de Barra do Piraí, também do PMDB, teve seu processo de cassação pinçado dentre centenas que correm no TRE e foi afastado do cargo. O que andou aprontando precisou de poucos meses para ecoar até os braços firmes da lei.

Não dá para entender porque o próprio Bornier, centralizador que é não chama para si o diálogo com os professores e, define logo essa polêmica do direito da comunidade em eleger os diretores de escola.

Já são 4 as manifestações à porta da prefeitura desde que o secretário da Educação foi exonerado. E se alguém tinha dúvida de quem é que deveria chegar junto aos manifestantes, percebe agora que o prefeito, esse sim, quem deveria vir ao respeitável público e... Negociar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário