sexta-feira, 31 de maio de 2013

DINHEIRO DO PREVINI NA COMPRA DA UNIG

Diogo da Silva Jardim

Olá, Triel e amigos do blog!

Outro assunto também relativo à educação me chamou atenção nos últimos dias. Trata-se da desapropriação da Unig por parte da Prefeitura.

As primeiras matérias que li davam conta que o propósito era transferir toda a estrutura administrativa municipal para o prédio. Lembro que no ZM Notícias a matéria começava de forma um tanto espetaculosa, dizendo que prefeito dava o primeiro passo para criação de centro administrativo e para escrever seu nome na história. 

Hoje já li em outro site, que secretário municipal de governo, Thiago Portela, disse que o prédio foi comprado pela Prefeitura (com 95% dos recursos do Previni e o restante da Prefeitura) com o intuito de preservar o patrimônio e a instituição educacional.

Segundo o secretário, a Universidade estava para ser leiloada no último dia 27 e por isto o prefeito resolveu intervir publicando o decreto no dia 25 de maio.
 
Em um primeiro momento seria estranho entender como um governo teria a capacidade de priorizar o desejo de concentrar a estrutura de governo em uma única área em detrimento da manutenção da Universidade naquele espaço.

Se bem que em nosso país temos exemplos como o do impedimento daqueles que não votaram em matricular-se em uma Universidade Pública. Ou seja, mais vale ter um alienado votando do que uma sociedade com mais educação. Mas isto é outro assunto.
 
Mas agora, após a teórica declaração do secretário, ainda continua difícil compreender como a Prefeitura pode colocar dinheiro do Previni, que segundo o prefeito, corresponde por boa parte da dívida bilionária municipal. Dívida esta que será paga pelo contribuinte.
   
Seria interessante, até pela devida publicidade, que o Prefeito esclarecesse de forma oficial toda essa história de forma a evitar a impressão de que uma instituição privada poderia estar sendo capitalizada ou salva com dinheiro público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário