sábado, 25 de maio de 2013

“O BOLSO”

Mesmo os mais renomados e experientes jornalistas são processados por calunia e difamação. São os ossos do ofício, mas seria deselegante não dá um toque aos que estão empolgados nas críticas a pessoas públicas: vão com calma.

Não estou aqui para defender políticos, autoridades ou muito menos celebridades. Mas se percebe que pessoas que se dizem profissionais de comunicação, embora alguns até sejam, pois no Brasil tudo é possível, estão exagerando nas críticas.

A liberdade de expressão virtual não é ilimitada. E diferente do que muitos pensam, sobretudo, os que estão a ofender com o uso de palavrões vereadores, prefeitos e Cia, os processos estão produzindo altas quantias de indenização.

Os jovens que mal começaram a trabalhar, e ter de pagar por danos morais nos próximos 5 anos, é triste. Ou a sangria nos proventos dos velhinhos sem juízo que decidiram a base de palavrão consertar a cidade e o prefeito, também é muito triste.  

Que tem um advogado para chamar de seu, não pensa duas vezes para mandar ao Tribunal de Justiça os abusos cometidos nas páginas da web e no Facebook , em muitos casos o preço pago não vale o instante infeliz do desatino da ofensa.

A polícia civil dispõe de recursos para identificar os crimes cometidos nas redes sociais. Depois de identificado o ofensor está sujeito a punições tanto nas áreas civil quanto criminal e, responderá por danos materiais e morais.  

Especialistas em direito são unanimes em dizer que para evitar dores de cabeças no uso das redes sociais, é importante saber que qualquer mensagem escrita se torna público. É preciso muita atenção e responsabilidade por tudo que publicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário