quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

A CRISE, O CRIME E A CONVENIÊNCIA

Uma frase atribuída ao ex-ministro da ditadura militar, Delfin Netto, que disse certa vez que a falência purifica

E não há como não se lembrar de Dom Rossé Cavaca, um jornalista que viveu no Rio no século passado:

“Há milhares de notas falsas em circulação, mas tão prestativas que conquistaram a confiança de todos”.

E é por aí que o crime diversifica seus meandros e patrocina seus interesses na política. O ex-presidente do Banco Mundial, Moisés Naim, diz em seu livro-denúncia Ilícito – o ataque da pirataria, da lavagem de dinheiro e do tráfico à economia global:

- “Em alguns países, traficantes e seus cúmplices controlam partidos, são donos de jornais ou estão entre os principais filantropos, escondidos por trás de ONGs. 

Quando seus negócios são grandes e estáveis, as redes de tráfico fazem o que tendem a fazer as grandes empresas: diversificam as atividades e investem em política.

Criminosos se transformam em políticos, do mesmo modo que governantes se transformam em mafiosos.

Há uns oito anos, no México, militares que estavam envolvidos no combate às drogas foram detidos porque faziam parte das quadrilhas.

No Peru, Vladimiro Montesinos, chefe da Inteligência, tinha vínculos com o tráfico de armas.

O então presidente da Lituânia, Rolandas Paksas, foi preso porque era cúmplice de um grupo mafioso. É impossível que haja uma indústria desse tamanho, com tal sofisticação, sem que as autoridades sejam cúmplices”.

Ninguém duvida que a indústria do crime organizado se internacionalizou. 


Engoliu cerca de um quarto da economia mundial e, com a dinâmica dos tempos modernos estão nos seguimentos mais diversos: sequestros, fraudes, tráfico de drogas e órgãos humanos, armas, lavagem de dinheiro, prostituição, contrabando, jogos ilegais, extorsão ou qualquer tipo de atividade que possa envolver lucro e poder.

Quem sabe, a quebradeira que os países amargam seja a perspectiva de uma nova ordem. Afinal, nesses tempos de internet; com poucos móveis na sala fica mais fácil pegar o rato.

Mas, voltando ao excelente Dom Rossé Cavaca: “bebeu veneno e o legista descobriu que era uma solução”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário