sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

NOVA IGUAÇU DEBATE SAÚDE MENTAL EM FÓRUM

Por Imprensa de Nova Iguaçu

Cerca de 100 profissionais de saúde, assistência social, estudantes, além de usuários da rede de saúde mental do município e familiares se reuniram no I Fórum de Saúde Mental deste ano, debatendo o tema “Caps, O que é?”. 

O encontro é o primeiro de uma série de quatro reuniões que têm o objetivo de integrar os profissionais envolvidos no acompanhamento de pessoas que sofrem de transtornos mentais, além de aprimorar os conhecimentos destes colaboradores.

Um dos pontos abordados na reunião foi a implantação da lei federal nº 10.216, de 2001, que determinou ao Estado a criação de mecanismos mais eficazes para o tratamento de saúde mental. 

Em 2002, a portaria 336 determinou a implantação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), onde é feito atendimento clínico e a reinserção social dos usuários, por exemplo, com oficinas culturais e de lazer. 

A partir disso, em todo o país foi criada uma nova rede de atenção à saúde mental, composta pelas residências terapêuticas, ambulatórios e leitos hospitalares.

"No ano passado, quando eu cheguei ao Caps, logo depois da perda de minha única filha. Eu estava disposto a morrer, mas graças a Deus no primeiro atendimento eu percebi que não seria tratado a base de choques e violência. Eles me acolheram de verdade e hoje voltei a trabalhar, minha vida mudou", comemora Noel Ferreira, 46 anos, usuário do Caps AD Vanderlei Marins.

"Temos buscado a melhoria dos serviços voltados para os pacientes que sofrem de transtornos mentais e isso passa pela reestruturação dos equipamentos de saúde que atendem essas pessoas. Ano passado conseguimos inaugurar a emergência psiquiátrca, em Austin e com isso, os pacientes que chegam em crise podem ser atendidos com dignidade", explicou o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Na emergência de Austin funcionam cinco enfermarias, cada uma delas com dois leitos e uma sala de convivência, na qual o paciente tem todo o atendimento necessário com uma equipe formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico em enfermagem. 

Além desta emergência, a população de Nova Iguaçu que sofre com transtornos mentais conta com três CAPS, um deles voltado especificamente para crianças e adolescentes. Nestes espaços, os usuários são acompanhados por profissionais e participam de oficinas. A cidade conta também com seis residências terapêuticas, duas delas inauguradas pela atual gestão.

A superintendente de Saúde Mental de Nova Iguaçu Ana Lúcia Borges comemorou o resultado do Fórum. "A criação do Caps é um avanço e ouvir depoimentos como o do usuário Noel nos faz ter certeza de que estamos no caminho certo. Caps é isso, é cuidar com amor", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário