Por Leandro Lopes
Pesquisa do Idec com 524 usuários de
internet no celular revela que eles sabem muito pouco sobre o serviço que
contrataram e estão insatisfeitos com a cobertura, a velocidade e a
estabilidade da conexão.
Já faz algum tempo que os chamados
smartphones, que possibilitam o acesso à internet, conquistaram os brasileiros.
Segundo dados da International Data
Corporation (IDC), no segundo trimestre deste ano, as vendas desses aparelhos
no Brasil superaram pela primeira vez a de celulares convencionais, representando
54% do mercado (foram 8,3 milhões de unidades vendidas).
Além disso, em julho, as operadoras de
telefonia atingiram a marca de 88,7 milhões de acessos móveis à internet.
Diante do crescimento estrondoso, o Idec resolveu investigar qual é a percepção
dos consumidores sobre a qualidade do serviço.
De acordo com os resultados da
pesquisa, os usuários estão insatisfeitos com o serviço e, além disso, sabem
muito pouco sobre o plano contratado.
Apenas 27% dos entrevistados estão
contentes com a cobertura de seu plano, e 31% com a velocidade de navegação.
Em relação à estabilidade do sinal, 53%
afirmam que as quedas de conexão são frequentes. Essa insatisfação se soma à
desinformação.
Parte significativa dos consumidores
diz não ter sido informada sobre características importantes do serviço na hora
da contratação e 48% deles não sabia, no momento da pesquisa, qual era a
velocidade e a franquia de dados de seu plano.
Fonte: Idec
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