sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CEDAE FINALIZA MANUTENÇÃO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO GUANDU

Subsecretaria de Comunicação Social

A Cedae concluiu às 21h desta quinta-feira (24/10), oito horas antes do previsto, a manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, iniciada às 5h de quarta-feira (24/10). 

A previsão é de que o abastecimento esteja normalizado em mais de 90% até o meio dia. A ETA Guandu é responsável pelo abastecimento da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.

- Esta ação é extremamente importante e estratégica. Afinal, é melhor parar o Guandu preventivamente por 24 horas e detectar qualquer falha no sistema do que ficar passível de algum problema futuro, que poderia paralisar o abastecimento de água no Rio de Janeiro durante um longo período - afirmou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Técnicos da Cedae fizeram vistoria minuciosa nos reservatórios e canais de água filtrada da estação de tratamento e nas adutoras e elevatórias que compõem o sistema do Guandu. O trabalho envolve cerca de 800 pessoas.

O abastecimento de água começou a ser normalizado logo após o religamento do sistema, mas em algumas áreas isoladas e regiões mais altas, o fornecimento de água poderá levar até 72 horas, após a conclusão dos trabalhos, para ser totalmente restabelecido. 

A Cedae montou esquema especial para atender hospitais e outros órgãos de atendimento essencial com carros-pipa no período em que a estação esteve inoperante.

Construída em 1955, a ETA Guandu teve suas obras concluídas em 1963. A estação, a maior em volume de água tratada do mundo, conforme registro no Guinness Book, o livro dos recordes, trata 43 mil litros de água por segundo. 

Fonte IMPRENSA RJ NOTÍCIAS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário