quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A MAIOR RESERVA DE PETROLÉO DO MUNDO A PREÇO DE OCASIÃO

Quem não se lembra do incidente diplomático da espionagem americana sobre o Ministério das Minas Energia e a Petrobrás? E com tudo isso, a presidente Dilma resolveu montar uma operação de guerra para leiloar o campo de Libra por uma bagatela.

Quando deveria ter contratado a Petrobrás, como prevê a lei 12.351/2010, a Lei da Partilha, para avaliar a totalidade das reservas, antes de começar a vendê-las.

Segundo o professor titular da USP e ex-diretor da Petrobras Ildo Sauer o modelo de partilha já havio sido superado e a própria presidente sabia disso desde antes de 2007.

“São 15 bilhões (de barris) em Libra; 9 bilhões em Lula (antigo Tupi); 4 bilhões em Iara; 10 bilhões no campo de Carioca; 9 bilhões no campo de Franco; 2 bilhões em Guará; cerca de 5 bilhões nas áreas das chamadas baleias”.

“Há, no entanto, muitos geólogos e especialistas acreditando que o Brasil tem no mínimo 100 bilhões de barris, podendo chegar a 300 bilhões, o que seria a maior reserva do mundo”.

Segundo eles as reservas de petróleo brasileiras carecem muito mais de pesquisas e planejamento estratégico do que necessariamente serem alienadas da forma como foi o campo de Libra.


Fonte: Carlos Tautz, jornalista do Instituto Mais Democracia – Transparência e controle cidadão de governos e empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário