sábado, 18 de abril de 2015

19 DE ABRIL DIA DE SANTO EXPEDITO

Um dos "santinhos" mais populares nas carteiras do Brasil, Santo Expedito mostra um homem vestido com roupas de legionário romano, carregando uma cruz na mão direita (na qual está inscrita a palavra latina "hodie", hoje) e uma folha de palma na esquerda (simbolizando o martírio).

Com o pé direito, o Santo pisa em um corvo, que carrega a inscrição "cras", amanhã, em latim. Ao lado do pé esquerdo, o capacete de legionário aparece abandonado. 

A versão mais conhecida de sua origem conta que Santo Expedito era chefe de uma legião na região da Armênia, no Império Romano.

Da história de sua conversão ao cristianismo, originou-se a fama de defensor das causas urgentes. 

De acordo com a lenda, no momento decisivo, um corvo apareceu gritando "cras" (amanhã) ou seja, pedindo para o legionário "adiar" sua conversão.

Santo Expedito esmagou a ave com os pés, empunhou um crucifixo, respondeu "hodie" (hoje) e abraçou a religião cristã.

A ousadia causou a ira do imperador Diocleciano. A mando dele, Expedito foi martirizado e assassinado no dia 19 de abril de 303. 

Nos anos 80, o capelão da Polícia Militar, padre João Benedicto Villano passou a divulgar o santo no programa do radialista Eli Correa, em São Paulo.

A radiodifusão das graças alcançadas pelos ouvintes popularizou de vez Santo Expedito. Hoje, ao lado de São Jorge, Santa Rita de Cássia, Santa Edwiges, Santo Antônio e São Judas Tadeu, ele é um dos santos com mais devotos no Brasil. 



CLIQUE lá em cima ao lado direito do blog Nova Laranja e OUÇA em homenagem ao aniversariante: ORAÇÃO A SANTO EXPEDITO transmitida pela Rádio Tropical Solimões 830 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário