sábado, 9 de maio de 2015

CAMPOS DOS GOYTACAZES PREOCUPADA COM O RIO GUANDU

A chuva que caiu nos últimos dias amenizou um pouco os ânimos em Campos, que enfrenta seu segundo ano de estiagem severa.

Porém, a preocupação com o rio Paraíba do Sul e sua transposição para os sistemas Guandu (no próprio Estado do Rio) e Cantareira (em São Paulo) continuam.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga a crise hídrica no Estado e a transposição do rio Paraíba do Sul anunciou que fará visitas técnicas ao Sistema Guandu.

Em Campos, o Comitê do Baixo Paraíba também pretende visitar o Guandu nos próximos dias para tomar conhecimento de obra de barragem que está sendo executada no local e saber se haverá influência para a região.

“O Guandu tira água do rio Paraíba, desce pela Serra das Araras e dali vai para o canal São Francisco.

Nesse canal será construída uma barragem para que a água do mar não entre para o rio, como acontece em Atafona. Na questão específica do Canal São Francisco, a obra é menos complexa do que se fosse realizada aqui, por exemplo.

Lá o canal é estreito e aqui em Atafona o rio é um ‘mundo’. Queremos ver de perto para conhecer o projeto e seus desdobramentos ”, informou, dizendo, ainda, que a visita incluirá uma visita ao Comitê Guandu.


O rio Guandu, de pequeno porte em condições naturais, se tornou bastante caudaloso após a transposição do Paraíba do Sul, sendo primeiramente usado para produção de energia elétrica.


Fonte Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário