terça-feira, 14 de janeiro de 2014

REVOLUÇÃO PARA OS BANANAS

Carlos Gilberto Triel

Recebi do Jayme Lima, uma foto dos anos 50 em que aparece Che Guevara, Fidel Castro e o seu irmão Raul Quadros... Estão em volta dum prisioneiro amarrado a arvore com o propósito de fuzilarem o infeliz.

Raul Castro, com a expressão meiga tal qual um reverendo nas manhãs de domingo, põe a venda no inimigo e, a naturalidade como desempenha sua função de carrasco merece um estudo à parte.

De um ponto da aldeia à outra, perguntei a Hélida Mascarenhas Guarani-Kaiowá se ela havia assistido ao vídeo do pastor Paschoal Piragine Jr, que atingiu na Internet 2 milhões de acessos em 30 dias.

A violência é forte, mostra um índio adulto matando uma criança portadora de defeito físico. 

Os irmãos choram e pedem que não façam isso, mas o menininho é assassinado em razão da crendice de que pessoas aleijadas trazem azar a tribo.

Segundo ela, é uma produção feita com atores profissionais encomendada com o firme propósito de demonizar os índios e, fazer com que a opinião pública perca o interesse pelas questões indígenas.

Não fosse a Internet, a foto enviada pelo Jayme, da frieza dos irmãos Castro e, da ternura entre aspas do Che, e à pesquisa da Hélida sobre o engodo do filme sobre os índios, raramente essas informações chegariam ao povo.

Mas, há os que continuam irredutíveis em suas conveniências, e se todos os mártires ressuscitassem e viessem dar-lhes o entendimento do quanto de assassinos são seus ídolos e lideres, mesmo ainda assim a preguiça não os deixariam levantar da cadeira bancada pelo dinheiro público.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário